Como ganhar espaço no iPhone sem Jailbreak

14/12/2016



O iPhone (iOS) - e sua bola de ferro engessando os usuários que não fazem questão de liberdade - tem um sério problema de dependência do Jailbreak para os que porventura desejem às vezes destravar funções simples.

Jailbreak é totalmente diferente do "root" nos Androids, esse destrava o usuário root (como um super usuário com todos os poderes) e a possibilidade fazer várias coisas a nível de sistema operacional, só que tais coisas são na grande maioria dos casos desnecessárias, o Android por si só, modelo funcional, já permite coisas nem sonhadas por qualquer usuário iOS, uma delas é rastrear e excluir efetivamente e sem ferramentas adicionais, exceto qualquer File Explorer que já venha instalado, conteúdo desnecessário. Nem vou comentar a necessidade de apenas excluir os dados salvos de programas (ex.: o guloso cache do Facebook e mídias salvas do Whatsapp).

O objetivo não é comparar iOS versus Android, mas na minha necessidade obrigatória de uso de um iPhone esbarrei no espaço livre em memória (ahhh como faz falta um SD), que vai sumindo sem a gente nem perceber.

A melhor ferramenta que vi sem dependência do Jailbreak foi o "PhoneClean", um programa instalado no PC ou Mac que mesmo na versão free ajuda a limpar diversos conteúdos não mais utilizados ou necessários dando uma visão geral e organizada da ocupação de espaço do seu iPhone.

Referências: